/>

Socialização Profs Gerenciadores de Tecnologias e Recursos Midiáticos- NTE/Aquidauana-MS


Socialização Profs Gerenciadores de Tecnologias e Recursos Midiáticos- NTE/Aquidauana-MS


Professora Multiplicadora Sandra Regina / NTE de Aquidauana-MS / Graduação Licen. e Bacharelado Geografia - UFMS / Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental - UFMS / Pós-Graduação em Tecnologia em Educação - PUC/RIO.

Tutora dos cursos no ambiente virtual E-proinfo.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Blocos econômicos: o mundo em partes Para ensinar como funciona o acirrado comércio mundial, explore o Mercosul

Na EE República da Costa Rica, Michella Spina mostrou os efeitos nos transportes
 
"A união faz a força", concluíram os alunos do 9º ano da EE República da Costa Rica, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, depois de uma sequência de aulas sobre blocos econômicos, entre eles o Mercado Comum do Sul (Mercosul). A professora Michella Spina deu prioridade a esse por ser o que mais exerce influência em nosso dia a dia.

Inicialmente, ela convidou os estudantes a refletirem sobre dois conceitos relacionados à divisão do mundo por interesses comuns: a regionalização e a globalização. Apresentou um mapa que mostra o encurtamento das distâncias por causa do avanço da velocidade dos meios de transporte. "Dessa maneira, eles perceberam que a conjuntura levou à definição de outras fronteiras que não aquelas impostas por fatores naturais, como o relevo e a vegetação", explica. A educadora ainda compartilhou uma sequência de mapas temáticos sobre diversas formas de regionalizar o mundo, como a incidência de doenças.

Após essa aula, como tarefa de casa, os jovens leram os textos Espaço Geográfico e Globalização e Globalização: Um Enfoque Geográfico, do livro didático Olhar Geográfico - Os Espaços Mundiais, 8ª série/9º ano (Fernanda Padovesi Fonseca, Gilberto Pamplona da Costa e Jaime Tadeu Oliva, 200 págs., Ed. Ibep, tel. 08000-17-5678, 77 reais), disponível na biblioteca. Além disso, trouxeram uma lista de questões para um debate.
A docente dedicou as duas aulas seguintes ao esclarecimento de dúvidas e à apresentação dos blocos econômicos em geral, como a União Europeia (UE) e a Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Enquanto indicava em mapas quais países compunham cada um deles, a educadora destacava que essa é uma forma contemporânea de regionalizar o mundo e que isso é fruto do sistema capitalista financeiro avançado.

Michella solicitou novamente a leitura de textos para casa: Novas Fronteiras: Os Blocos Econômicos Regionais, O Papel dos Blocos Econômicos e Regionalização e Globalização, do mesmo livro. Ela indicou ainda perguntas e, na aula seguinte, todos socializaram as respostas.
Fonte:Tatiana Pinheiro (novaescola@atleitor.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário