Na EE República da Costa Rica, Michella Spina mostrou os efeitos nos transportes
Inicialmente, ela convidou os estudantes a refletirem sobre dois conceitos relacionados à divisão do mundo por interesses comuns: a regionalização e a globalização. Apresentou um mapa que mostra o encurtamento das distâncias por causa do avanço da velocidade dos meios de transporte. "Dessa maneira, eles perceberam que a conjuntura levou à definição de outras fronteiras que não aquelas impostas por fatores naturais, como o relevo e a vegetação", explica. A educadora ainda compartilhou uma sequência de mapas temáticos sobre diversas formas de regionalizar o mundo, como a incidência de doenças.
Após essa aula, como tarefa de casa, os jovens leram os textos Espaço Geográfico e Globalização e Globalização: Um Enfoque Geográfico, do livro didático Olhar Geográfico - Os Espaços Mundiais, 8ª série/9º ano (Fernanda Padovesi Fonseca, Gilberto Pamplona da Costa e Jaime Tadeu Oliva, 200 págs., Ed. Ibep, tel. 08000-17-5678, 77 reais), disponível na biblioteca. Além disso, trouxeram uma lista de questões para um debate.
Michella solicitou novamente a leitura de textos para casa: Novas Fronteiras: Os Blocos Econômicos Regionais, O Papel dos Blocos Econômicos e Regionalização e Globalização, do mesmo livro. Ela indicou ainda perguntas e, na aula seguinte, todos socializaram as respostas.
- 1Blocos econômicos: o mundo em partes
- 2 Mercosul: uma região em construção
Nenhum comentário:
Postar um comentário