/>

Socialização Profs Gerenciadores de Tecnologias e Recursos Midiáticos- NTE/Aquidauana-MS


Socialização Profs Gerenciadores de Tecnologias e Recursos Midiáticos- NTE/Aquidauana-MS


Professora Multiplicadora Sandra Regina / NTE de Aquidauana-MS / Graduação Licen. e Bacharelado Geografia - UFMS / Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental - UFMS / Pós-Graduação em Tecnologia em Educação - PUC/RIO.

Tutora dos cursos no ambiente virtual E-proinfo.

APLICATIVOS E SITES EDUCATIVOS




SUGESTÕES DE SITES

Ø  http://sitededicas.uol.com.br/software.htm: oferece diversas atividades para download.
Ø  http://www.bichosdamata.com.br/: atividades recreativas com jogos e atividades que levam a uma aprendizagem mais significativa sobre o meio ambiente indicado para as séries iniciais.
Ø  www.gnu.org/software/octavewww.gnu.org / software / oitava: Software de livre distribuição. Ele fornece uma interface de linha de comando conveniente para resolver problemas lineares e não lineares numericamente, e para realizar outros experimentos numéricos. Possui ferramentas extensivas para a resolução comum problemas de álgebra linear, encontrando as raízes de equações não lineares, integrando funções ordinárias, manipulando polinômios e integrando diferenciais ordinárias e diferenciais-algébricas equações. 
Ø  http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/: Para trabalhar Matemática com crianças do Ensino Fundamental e algumas sugestões de como trabalhá-los na sala de aula. Essas sugestões estão repletas de objetos de aprendizagem em flash, textos, exemplos de atividades, questões, vídeos e materiais interessantes.
Ø  http://www.ojogos.com.br/jogos/matematica/matematica.html: site com diversos jogos de matemática para todas as séries.
Ø  http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/index.php: apresenta material que trata do potencial da tecnologia informática no âmbito da educação matemática escolar; seleção de software, com escolhas que recaem sobre aqueles que se caracterizam como ambientes de expressão e exploração, o que significa a oportunidade de viabilizar práticas pedagógicas que coloquem os alunos no papel de ativos aprendizes; apresenta atividades que podem servir como ponto de partida para trabalho em sala de aula.
Ø  http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/:Laboratório Virtual de Matemática
Ø  http://www.bc.gov.br/htms/bcjovem/: site que tem por objetivo reforçar o papel do Banco Central como fomentador da educação financeira com informações disponibilizadas pelo Banco Central do Brasil. História do dinheiro no Brasil, origem e evolução das moedas, inflação, bancos, etc. Jogos, visita virtual ao Museu de Valores.
Ø  http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php: Mapa Mundi Interativo On-line
Ø  http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/: nesta ferramenta crianças e jovens podem fazer e enviar um cordel na hora e deixar publicado (pendurado no varal), além de toda a história deste tipo de literatura e outras atividades lúdicas.
Ø  http://www.soq.com.br/: Portal de Química
Ø  http://www.fmu.br/game/home.asp: Game da reforma geográfica. Jogo on line que diverte e, ao mesmo tempo, instrui.
Ø  http://www.inglesonline.com.br/exercicios-de-ingles: Exercícios básicos on line de inglês
Ø  http://www.arteducacao.pro.br/: Site destinado à disciplina de artes com várias atividades e jogos lúdicos.
Ø  http://www.curtanaescola.org.br/: Projeto que incentiva o uso de filmes de curta metragem brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula. Pedagogos especializados dão sugestões sobre como utilizar os filmes para disciplinas específicas, que temas transversais abordar, para que idades e níveis de ensino os curtas são indicados e muito mais.
JOGOS EDUCATIVOS

APLICATIVOS
Ø               STORYBOOK: Aplicativo gratuito que oferece um suporte auxiliar para aqueles que escrevem no micro de maneira profissional ou amadora. É destinado principalmente a escritores, novelistas e roteiristas, mas pode ajudar na organização de outros tipos de tarefas. Serve como um auxiliar de gerenciamento de histórias, sendo útil para manter o fio da meada em histórias compridas ou com vários enredos diferentes. A visualização do projeto pode ser exibida de forma cronológica, que se assemelha a um calendário, ou em forma de livro, que separa os acontecimentos por capítulos, narrativas ou espaços de tempo. Para facilitar a lapidação da estrutura da sua história, o programa fornece campos para separar os personagens, tramas coadjuvantes e lugares em que a ação acontece. Posteriormente, é possível realizar uma procura. Assim, fica mais fácil realizar uma revisão integral de texto e evitar furos ou falta de coesão entre determinadas partes. Qualquer elemento agregado ao projeto (personagem, logradouro ou trama) pode ser explicado resumidamente e conter alguns detalhes que servem como guia.
Ø               Deep Zoom Composer: Aplicativo de composição de imagens a partir de fotos de várias resoluções para publicação em site ou blog.  O programa se encarrega de quebrar as imagens em camadas, para que na exibição, mesmo que estejam publicadas em tamanho reduzido, seja possível dar zoom sobre elas e visualizá-las em perfeita resolução, nos mínimos detalhes.
Ø               Storybird: Ferramenta online de criação de histórias divertidas de forma rápida e fácil. Com ele é possível criar pequenos livros virtuais utilizando ilustrações em vários estilos e editando de acordo com a criatividade do usuário. É possível ainda criar histórias em conjunto de forma colaborativa tornando a atividade mais divertida. Para utilizar esta ferramenta é necessário, criar um cadastro no site.
Ø               PYSYCACHE: Este programa traz um apanhado de jogos bastante simples que além de educar se preocupa em ensinar as funções do mouse para as crianças. Noções básicas de mobilidade, interação, cliques, diferença entre os botões e arrasto serão passadas de uma maneira leve e interessante. Todos os jogos apresentam conteúdo educativo que ensinam conceitos de lógica e princípios.
Ø                Creative Painter 2008: Um editor de imagens voltado para os usuários mais novos.Com ele é possível desenhar, colorir, carimbar figuras e até mesmo fazer animações comum programa   fácil e colorido. Bastante similar ao Paint, o programa utiliza uma interface clara e intuitiva para demonstrar suas ferramentas. Todos os seus recursos são simbolizados através de ilustrações simples e objetivas, perfeito para os usuários mais inexperientes. Comandos com o teclado são dispensáveis, a interação ocorre praticamente só pelo mouse. Além das ferramentas básicas de qualquer editor como traços distintos, recortar e preencher, conta com formas geométricas e carimbos de imagens coloridas e objetos animados.
Ø               Tikatok: é um serviço online que possibilita a criação e editoração de um livro infantil. Ele possui diversas ferramentas que auxiliam na confecção da capa e do conteúdo do livro, inclusive com dicas textos prontos para que o usuário tenha uma idéia inicial.
Ø               Live Workspace: – um espaço de trabalho virtual onde é possível pode salvar, acessar e compartilhar documentos do Word, planilhas de Excel e apresentações de PowerPoint; além de arquivos diversos, como fotos e PDFs. Com ele, pode trabalhar em colaboração com colegas e compartilhar arquivos online.
Ø               Photo Story: Permite produzir atividades de compreensão, reflexão, síntese e conclusão. Por meio de fotos é possível editar um filme com começo, meio e fim, narração, trilha sonora, etc..
Ø               Photosynth: Uma experiência visual 3D: Permite produzir atividade que podem explorar em detalhes lugares e objetos como se estivessem diante deles.
Ø               Microsoft Producer 2003: Plugin para o Powerpoint 2003 que possibilita capturar, sincronizar os tradicionais slides de apresentação PPT com outras mídias como vídeos e áudios proporcionando assim uma visualização completamente nova e ainda com a possibilidade de ser publicada direto na Internet.
Ø               Programa para crianças pequenas aprenderem a usar o mouse: disponível em http://www.rctsoft.com.br/pintar.html ( Arquivo pintar.zip ):
Ø               Programa para produzir calendários, diários e cartazes: disponível em: http://www.rctsoft.com.br/info_calen1.html: Oferece uma série de calendários e cartazes com objetivo de contribuir para uma maior conscientização da importância da preservação de planeta, dos animais que o habitam, e incentiva respeito à natureza e responsabilidade social e ambiental. É um material de simples compreensão que pode ser utilizado em qualquer faixa etária. Pode instalar o programa em apenas um computador (no caso de escolas) e pedir que cada aluno da classe escreva a mensagem de um dia.
Ø               Hagáquê: Editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. O Hagáquê facilita o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança em processo de alfabetização, além de possuir recursos facilitadores para que o aluno tenha liberdade de expressão, oferecendo a possibilidade de compor diferentes personagens como em uma história em quadrinho.
Ø               Hot Potatoes: Conjunto de seis ferramentas de autoria, desenvolvidas pela equipe da University of Victoria CALL Laboratory Research and Development, que possibilitam a elaboração de seis tipos básicos de exercícios interativos utilizando páginas Web. As ferramentas de autoria admitem também caracteres acentuados, o que possibilita a criação de exercícios em qualquer língua baseada no conjunto de caracteres do alfabeto romano, incluindo o francês, o alemão e outras línguas européias.  As atividades realizadas podem ser publicadas na Web.




Nenhum comentário:

Postar um comentário