/>

Socialização Profs Gerenciadores de Tecnologias e Recursos Midiáticos- NTE/Aquidauana-MS


Socialização Profs Gerenciadores de Tecnologias e Recursos Midiáticos- NTE/Aquidauana-MS


Professora Multiplicadora Sandra Regina / NTE de Aquidauana-MS / Graduação Licen. e Bacharelado Geografia - UFMS / Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental - UFMS / Pós-Graduação em Tecnologia em Educação - PUC/RIO.

Tutora dos cursos no ambiente virtual E-proinfo.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Sugestões de Sites


Mapa Mundi Interativo On-line   http://www.ibge.gov.br/paisesat/main.php

Crie seu próprio cordel e pendure em nosso varal encantado! É muito fácil fazer poesia: nesta ferramenta crianças e jovens podem fazer e enviar um cordel na hora. Participe!
 http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/

Portal de Química http://www.soq.com.br/

Game da Reforma Ortográfica

Taí um joguinho que diverte e, ao mesmo tempo, instrui.
Vale a pena jogar e repassar... Inclusive para a criançada. http://www.fmu.br/game/home.asp

Exercícios básicos de inglês http://www.inglesonline.com.br/exercicios-de-ingles

Arte Educação http://www.arteducacao.pro.br/Jogos.htm

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Possibilidades do uso do tablet como recurso Pedagógico


As possibilidades trazidas pelos tablets fazem com que ele seja uma potencial ferramenta de ensino em sala de aula, não apenas no ensino, mas também na participação dos estudantes durante a aula.
Alunos e educadores devem estar com objetivos e estratégias de ensino e aprendizado alinhados. Dessa forma, os regulamentos serão respeitados e aula poderá render com eficiência garantida.
 Com a popularização dos tablets e do uso da tecnologia em sala de aula, vale a pena investir em atividades que realmente façam a diferença no aprendizado dos alunos. Simplesmente colocar o tablet em sala de aula não é produtivo, pelo contrário, atrapalha a concentração e rendimento dos estudantes. Por isso, as escolas e os professores devem trabalhar em conjunto para que o uso das tecnologias seja saudável, equilibrado e com objetivos claros.
Aplicativos para tablet super úteis:
1. Letterschool
De visual super chamativo e com interação máxima, o aplicativo Letterschool é uma ferramenta de ensino para as aulas de inglês, especialmente de alunos que estão na fase da alfabetização ou nos níveis mais básicos do idioma. O app oferece joguinhos que ajudam os estudantes a se familiarizarem com as letras, os sons de pronúncia, palavras, a grafia de cada letra e também de números.

2. MathBoard
O aplicativo MathBoard é bastante personalizável e oferece materiais para diferentes níveis de operações matemáticas, desde soma e adição até operações mais avançadas de multiplicação e divisão.
 
3. Stack the Countries
O aplicativo Stack the Countries é perfeito para aulas de geografia mais interativas e divertidas. Ele funciona a partir de diferentes métodos de ensino para que os alunos aprendam da melhor maneira possível. Primeiramente, os estudantes fazem diversos exercícios para se familiarizar com os continentes, em seguida, eles devem colocar cada país em sua localização geográfica correta. Além do básico, os alunos também aprendem mais sobre as capitais, bandeiras, monumentos históricos e curiosidades culturais.

4. Khan Academy
O aplicativo do Khan Academy oferece conteúdos em português de diferentes matérias, de astronomia a geometria, para níveis diferentes de desenvolvimento.

5. TED
As palestras disponíveis no aplicativo TED oferecem inspiração, aprendizagem e muita mais em diversas áreas, desde microbiologia até moda e design. Você pode conferir verdadeiras aulas das maiores personalidades da atualidade em suas áreas de atuação sem pagar nada.

6. Tweetdeck
Por meio desse aplicativo, os alunos podem ser responsáveis por uma conta comunitária no Twitter e monitorar diferentes correntes de tweets, hashtags e respostas, analisando quais são os fatores que contribuem ou não para a popularidade de um post.
 
7. Google Earth
Use um personagem de um livro estudado em sala de aula para traçar a rota de uma viagem fictícia. Um exemplo é o livro do escritor francês Júlio Verne, “A volta ao mundo em oitenta dias”.
 
8. Google Earth
Visualize as características específicas dos territórios espalhados pelo planeta a partir das imagens de satélite e analise quais fatores contribuem para a formação dessas formas.
 
9. Prezi
Cansado do PowerPoint? Use o Prezi para elaborar apresentações midiáticas dinâmicas e de qualidade inovadora.
 
10.  YouTube
Use aulas online disponíveis no YouTube para estudar temas como direitos civis e história da arte com professores das melhores universidades do mundo.

11. Downcast

Use podcasts para aprofundar os conhecimentos debatidos em sala de aula ou para estimular nos alunos a pesquisar por conteúdos diferenciados.
 

12.  CaptureNotes 2

Use esse aplicativo para fazer anotações e gravar o áudio de aulas e discussões em grupo.
 

Atividades de Colaboração

 

1.Skitch

Esse aplicativo permite que você avalie a credibilidade de um site, posts em blogs ou comentários em redes sociais.
 

2. Pearltress

Permite que você reúna conteúdos de sua preferência, fotos, e outras fontes. Você pode organizá-los e dividir com a sala.
 

3.  Wunderlist

Ajuda você a planejar tarefas e outros projetos.
 

4. Google Docs

Salve documentos online para que qualquer um do grupo possa acessá-los e conferir textos, artigos, aulas e outros conteúdos complementares e de revisão.
 

5. Twitter

Fique conectado com mentores, especialistas e profissionais de sucesso por meio do Twitter.
 

6.  Pinterest

Dentro de qualquer assunto você pode, de maneira colaborativa com a sala, reunir imagens e outras fontes para os conteúdos da sala.
 

7.  iCalendar

Use esse aplicativo para planejar provas, outras atividades e prazos de entrega.
 

8.  Evernote

Mantenha controle daquilo que é feito em sala de aula ou do que é aprendido para poder revisar os conteúdos nas provas. Além disso, você também pode criar um portifolio digital.

9.  Pulse

Agregue, de maneira prática e eficiente, diferentes fluxos de informação na web que sejam do seu interesse. 
 

10.  Edmodo

Fornece aos professores e alunos um ambiente seguro para se conectarem, colaborarem, dividirem conteúdos. Os estudantes também podem acessar as lições de casa, notas, debates em sala e outros avisos.
 
  Atividades de Produção

1.       Google Drive

       Crie um projeto de escrita colaborativa em que todos os alunos são envolvidos na  confecção de um romance.
 

2.       YouTube

Os alunos podem produzir vídeos de resumo e explicação daquilo que aprenderam durante o semestre ou sobre profissões que desejam seguir.
 

3.       Instagram

Colete evidências visuais de um problema (como o trânsito) ou evento usando o Instagram.

4.       Google Maps

Demonstre como uma filosofia ou ideia é espalhada pelas diferentes culturas usando o Google Maps.
 

5.       Visual.ly

Crie infográficos que expliquem os conteúdos analisados em sala de aula e simplificam dados estatísticos.
 

6.       Diptic

Crie uma foto-colagem que demonstre o impacto de determinado evento, como a poluição, uma guerra ou eleições.